Abri este caderno para escrever tudo o que me vai na alma enquanto estiver de "férias", depois logo se vê...
Update: As férias já se foram há uns tempos, mas ainda por cá vou passando.
Pensamento do dia...
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Cuidado com o stress porque :
"Mais vale chegar atrasado neste mundo... do que adiantado no outro."
Guida Não mostres os cartazes aos teus alunos! Descobri ontem, no meu último conselho de turma, que as faltas de atraso (menos de 20min) não contam rigorosamente para nada!
"Se há factos determinados e inevitáveis na natureza, os efeitos secundários observados em doentes submetidos a radioterapia fazem certamente parte da lista. Mas dizer só que existem não é de modo algum esclarecedor do seu real significado, sendo esta a atitude corrente, provavelmente por ser demasiado simples, já que é puramente descritiva e não explicativa. Para entender a génese e o significado dos efeitos secundários decorrentes do uso terapêutico das radiações há que perceber o modo de acção das radiações ionizantes, os mecanismos da sua acção terapêutica e dos seus efeitos secundários. Os dois são zonas adjacentes de uma mesma escala. Os doentes submetidos a radioterapia estão sujeitos a dois tipos de efeitos secundários, designados de acordo com a altura do seu aparecimento: precoces e tardios . Pele Este é o órgão comum a todas as localizações tratadas com radioterapia externa, respondendo da mesma forma independenteme...
Faz hoje 12 anos que fui operada e comecei a minha jornada para prolongar a minha estadia neste planeta. Nos três últimos anos tenho estado a químicos para tratar uma depressão que começou por causa de não conseguir dormir e agravou-se por muitos e variados motivos. Neste momento ainda não está tratada. Estou cansada de tomar compimidos, mas já constatei que não posso parar de tomar. Uma treta! Mas estou feliz com a vida, e a tristeza que a depressão dá é como uma dor muscular, não sou eu que estou triste, é a parte neurologica que não está bem. Isto faz-me muita confusão, mas há-de passar :) Feliz 2020!
Ontem lá fui fazer o meu 4º tratamento, o 1º desta fase. Os primeiros 3, foram feitos entre 1 de Fevereiro e 14 de Março ( Epirrubicina e ciclfosfamida . Os efeitos secundários a curto prazo foram as náuseas e os vómitos (estes apenas no 2º tratamento). Depois as dores nas veias, a queda do cabelo (não caiu nas pestanas nem sobrancelhas) e pelos vistos a toxicidade cardiaca, o pior efeito. Agora comecei a fazer Docetaxel +Ciclofosmida, demorou mais tempo cerca de 1h15. Saí de lá às 18h30, já estava enjoada, mas tinha noção que era psicológico, pois cada vez que tenho que ir à parte dos tratamentos começo logo a enjoar só de pensar nisso! Cheguei lá às 16h, mas só comecei às 17h e aquele tempo de espera, juntamente com os odores e os nervos, estava a dar cabo de mim! O bom deste medicamento é que é incolor, pois criei uma aversão ao vermelho que só de ver a cor ficava nauseada. Cheguei a casa às 20h e ainda jantei, hoje também está tudo a 100%, por um lado é bom, por outro é angustiante...
ora bem!
ResponderEliminarestá tudo dito
beijinhos e boa semana.
Pois é Sandra,
ResponderEliminaro problema é que raramente nos lembramos disso, não é??
o stress não deixa ver,llloolll,
Beijokas
Grande pensamento, Gatapininha.
ResponderEliminarAmanhã, já vou dizer a toda a gente. Talvez até faça uns cartazes. lolll
Obrigada e beijocas
Guida
ResponderEliminarNão mostres os cartazes aos teus alunos!
Descobri ontem, no meu último conselho de turma, que as faltas de atraso (menos de 20min) não contam rigorosamente para nada!
jokas
Natália e Sónia
ResponderEliminarBoa semana:)
jokas
Beijocas Sandra, adorei!
ResponderEliminarTM
Olá TM e Xekim
ResponderEliminarBeijokas e bom fim-de-semana.