Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro


Linha Cancro assinala três anos de existência
Imagem Mulheres são as maiores utilizadoras e o cancro da mama é o que suscita mais dúvidas.

Três quartos dos utentes da Linha Cancro são mulheres e os tipos de patologia directamente indexados ao sexo feminino representam 33,7% das chamadas: cancro da mama (30%) e cancro do colo do útero (3,7%). No dia do aniversário da Linha Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro faz um balanço de 2010: foram atendidas mais de 2.200 chamadas e respondidos mais de 470 e-mails.
Não são só as mulheres que procuram a Linha Cancro: o cancro da próstata registou uma procura na ordem dos 3,4%. Ainda assim, regista-se um elevado nível de anonimato, pelos 27% de utentes que não sabiam ou preferiram não responder sobre o tipo de cancro que pretendiam informação.
62,5% dos utentes desta linha são os próprios doentes em detrimento dos 37,5% de familiares que procuram a Linha Cancro. 26,4% dos utilizadores procurou informação sobre a doença, 20,7% quis saber mais informação sobre os direitos gerais das pessoas com cancro, 16,7% não especificaram e 9,6% procuraram apoio psicológico. Estes motivos principais representam 73,4% do total de ocorrências registadas. O tempo médio de interacção numa chamada em 2010 é de oito minutos e meio.
“Estamos satisfeitos com os resultados deste projecto. A Liga conta com o aumento de chamadas durante este ano, para chegar a mais pessoas e dar o apoio necessário na luta contra a doença”, antevê Carlos de Oliveira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
42,6% das chamadas em 2010 provêem do distrito de Lisboa, 16,8% do Porto e 4,9% de Coimbra. Os dez distritos com maior representatividade apresentam 88,3% dos utentes da Linha Cancro. Em suma, mais de 50% dos contactos recebidos são oriundos de distritos localizados no sul do país.
O dia da semana em que se regista uma maior afluência é a segunda-feira (23%) e a maior procura concentra-se entre as 11 e as 16 horas.

Sobre a Linha Cancro:
Criada em Setembro de 2007, em fase piloto, e inaugurada a 4 de Fevereiro de 2008, é uma linha de apoio à pessoa com cancro e seus familiares da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a colaboração da Sanofi Pasteur MSD. A ajuda disponibilizada na Linha Cancro centra-se em quatro áreas de intervenção: o apoio social, o apoio emocional, o esclarecimento sobre a respectiva legislação e os direitos da pessoa com doença oncológica, além de informações sobre a doença e o seu respectivo tratamento.
O número 808 255 255   funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 18h e através do e-mail: linhacancro@ligacontracancro.pt
Este serviço é constituído por uma equipa de enfermeiros e psicólogos especializados em oncologia, disponíveis para motivar e complementar o acompanhamento médico.

Fonte:Ideias Concertadas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade