segunda-feira, 23 de julho de 2012

O tamoxifeno e o figado

No dia 13 deste mês fui fazer a eco abdominal de rotina e o médico disse-me que o meu figado estava mais gordo que na eco anterior. Em fevereiro já não foi possivel descobrir aquela bolinha de gordura que tinha vindo a aumentar de tamanho, e nesta eco ainda estava mais gordo. Este problema é um dos efeitos secundários que o tamoxifeno me tem feito. Aconselhou-me a fazer uma ressonância no próximo exame de rotina. Como fiquei preocupada antecipei a minha consulta de oncologia para dia 20.
Mas foi pior a emenda que o soneto, vim de lá super preocupada. Passei estes dias a digerir o que ele me disse. Depois de lhe mostrar os exames, tentei perceber se ia deixar de tomar o tamoxifeno, como não estava a perceber o que ele queria fazer (foi uma consulta surreal, estavamos  em sintonias diferentes), como percebi que não ia fazer nada, perguntei quais os exames que era necessário fazer para levar na próxima consulta. Respondeu-me para ir lá em janeiro e levar apenas a mamografia e os marcadores CEA e CA15-3 e depois logo se via o que fazer se estes tivessem aumentado. Ainda lhe disse que se os marcadores aumentassem era porque o cancro teria voltado e ele a dizer que sim e ficamos nisto.
O meu croco não me deixou perguntar mais nada e vim-me embora, ele diz que eu interpretei tudo mal. Mas ainda estou a tentar ver algo positivo daquela conversa.

Agora  não sei o que vou fazer, se bem que não há nada a fazer...

9 comentários:

  1. Bom, assim faço minhas, as suas palavras

    "Agora não sei o que vou fazer, se bem que não há nada a fazer..." Um abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
  2. Tb tenho o meu fígado gordo. A pedido da dra de família, levei a eco pra o onco ver, bahhh não fez grandes comentários :(( e tenho um estômago enorme pareço grávida ;((( nem sei o que pensar...estamos no mm barco. Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No IPO não te mandam fazer a eco de 6 em 6 meses?
      Eu faço, mas já tinha aquela bolinha de gordura antes de saber que estava doente, com o tamoxifeno foi crescendo e agora já não se vê. jokas

      Eliminar
  3. Sandrinha, acho que não deves parar. Pede uma segunda opinião. Força e rápido, para a tua cabeça ficar tranquila! Um beijinho grande!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Tb passo pelo mesmo problema. E a oncologista só me perguntava se eu tinha casa na família de diabetes. Mas não me encaminhou para nenhum especialista, só pediu para fazer exercícios físicos e dieta. Hoje stou a beira de um resultado sobre estar com diabetes devido à gosrdura do fígado, é mole?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu também fiz dieta e melhorou. Não sinto sintomas, mas não dá "saúde" ao figado. Fiz o tamoxifeno 5 anos e o anastrozol de seguida, vou terminar em junho.
      Tenho que fazer ecografia ao figado de 6 em 6 meses e às vezes faço ressonancia.Tudo de bom

      Eliminar