6 anos depois...

...ainda cá estou :)
Deixei de vir ao blogue por diversas razões, mas não queria deixar de partilhar esta data, pois pode ser um motivo de esperança para muitos.

Fez hoje à tarde 6 anos que comecei a lutar para sobreviver ao cancro da mama, descoberto numa mamografia de rotina em dezembro de 2007.
Depois de muito correr para todos os lados, consegui que me operarassem no privado nesse dia. Não conseguia pensar em esperar 3 meses ou mais no público (obrigada seguro de saúde).
Tinha pensado fazer um alvo na mama certa, para não terem dúvidas, pois a seguir ao ano novo tudo é possivel, mas fizeram-me umas marcações com uns arames, assim não houve enganos!!
Custou-me muito a entrada para o bloco, pois cada vez que faço uma cirurgia penso que não vou acordar!!!
Felizmente acordei desta e de todas as que fiz depois!
Fiz uma quadrantomia na mama direita, com busca do ganglio sentinela. O ganglio sentinela deu negativo, por isso não me fizeram o esvasiamento axilar.
Fiz um ciclo de quimio (um mês depois da cirurgia) de três doses antes dos 35 tratamentos de radio e por fim mais outro ciclo de quimio diferente, também de três doses.
Na altura, como estava no auge da minha saúde (o único problema era o cancro mesmo), sentia-me bem e fui trabalhar depois da radio, os últimos tratamentos da quimio fi-los a trabalhar, terminei a última quimio a 14 de agosto.
Como abusei de carregar pesos, andei com umas dores horriveis no peito porque o músculo perdeu elasticidade. Se fosse hoje tinha esperado mais uns meses, mas passou. :)
Em novembro de 2013 terminei os 5 anos do tamoxifeno.
Pelo meio (2010)  tive que fazer uma histeretomia total + ovários,pois o tamoxifeno e o zoladex fizeram estragos nos ovários e no endométrio. Em 2011, fiz a redução da mama esquerda, tudo isto no privado pois como fiz os tratamentos na clinica particular, já não consegui aceder ao serviço público para fazer tudo o resto (obrigada outra vez seguro de saúde :) )
Em novembro de 2013 iniciei o tratamento com anastrazol, vou tomar durante 3 anos.
Por enquanto está tudo bem, este mês vou começar a coletar as prescrições médicas dos exames de rotina para começar a faze-los em fevereiro.
Muita coisa mudou em mim, fisica e psicologicamente, muito aconteceu nestes 6 anos, perdi as duas pessoas que me deram vida. Não passa um dia que não pense neles, mas esforço-me para ser forte e sobreviver o mais possível porque tenho duas filhas maravilhosas que me dão animo para viver!

Até qualquer dia, no máximo até para o ano, pois faço gosto em vir cá postar mais um aniversário de sobrevivência!!

Saúde!!



Comentários

  1. seis dias depois estava a fazer o mesmo.
    Muita coisa aconteceu nestes seis anos ,foste e és uma mulher cheia de força ,sei bem a força e a coragem que tiveste nestes anos que foram muito dificieis para ti.
    Por isso te admiro muito.
    Beijinhos .

    ResponderEliminar
  2. E estás convocada para vires cá para o ano, para o outro e muitos mais :)
    Eles partiram mas continuam contigo e em ti, porque essa força que tens também é a força deles, o força com que lutaram sempre os dois... E essa força transmites às meninas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Saúde!!! O pior já se foi agora é continuar a viver, se possível sem medos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os medos nunca nos deixam, esperemos é que sejamsempre infundados!!
      jks

      Eliminar
  4. Um beijinho Lutadora. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Gatapininha.
    Festeje sim,festeje muito.
    Eu te entendo perfeitamente,essas datas nunca esqueceremos,você venceu,meus parabéns.
    Eu vim lhe desejar um lindo e abençoado més de janeiro.
    Que Deus lhe abençoei e lhe ajude a obter os seus ideais.
    Uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Gatapininha olha eu novamente para lhe desejar um lindo final de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Querida Sandra, foi neste espaço que eu te conheci quando estava em busca de informação sobre a mama, os tratamentos e os regressos ao trabalho. (Eu também faço seis anos em Abril. )
    Não sabia então que as nossas vidas haviam de ficar ligadas e que jamais seríamos desconhecidas nem simplesmente conhecidas, Somos amigas e eu, tal como diz a Natália, também te admiro muito e tenho muito orgulho na amizade que temos cultivado ao longo destes seis anos. Uma beijoquinha! Para as "pulguinhas" também!

    ResponderEliminar
  8. Um grande beijinho Sandra! Muitos mais anos vão passar!!!!!!!!!!
    Um xi
    Alda

    ResponderEliminar
  9. Um grande beijinho e venham daí mais seis de uma assentada. <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade