segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Efeitos secundários desta quimio

Como devem ter notado andei desaparecida. Este tratamento fez-me mais efeitos que os outros, ou pelo menos, durante mais tempo. Fez-me logo alergia na 6ª e no sábado, rubor na cara e no peito, parecia que tinha ido à praia, toda encarniçada!Andei com "umas" dores nas articulações, mas agora já se foram (só consegui sair na 5ª). Talvez tenha sido por ter tomado os comprimidos com 24h de atraso (são anti-inflamatórios). Desta vez também me afectou a boca, está mais sensível, isto aí à uns 3 dias. Tenho que escovar os dentes com uma escova macia pois a outra fazia-me dores. Também por vezes, quando como, tenho aquela sensação, nada agradável, de ter bebido um café a escaldar!

Como o sistema imunitário está fraco, lá apanhei uma infecção e já estou a antibiótico, não tenho febre o que a médica diz que é bom, lá tive que descobrir onde era o SAP da Moita ao fim-de-semana (no veeeeeelho posto médico de Alhos Vedros)! Pois, aqui a je ao fim de 11 anos ainda não se deu ao trabalho de mudar de centro médico, a bem da verdade é assim, como não tenho médico de familia lá nem ia ter aqui, nunca me preocupei com isso. Agora talvez seja uma boa altura para mudar de ideia.

Resolvi ir ao SAP pois pensei que não tivesse tantas pessoas como nas urgências do hospital (os mais novos não estão doentes num domingo de manhã cheio de sol, os menos novos estão na missa hehehe), a médica disse que fiz bem, mas eu passei-me quando lá cheguei e vim umas trinta pessoas, afinal também estavam a fazer o serviço de enfermagem e estavam todos na mesma sala. Esperei cá fora.

Só faltam 10 dias para o último e espero que recupere bem de tudo até lá!
cya





12 comentários:

  1. Bem, estamos fartos de te dizer para, quando precisares de alguma coisa dizeres, como não disseste deves ter tido ajuda dos amigos. Como já tinha estranhado a tua falta aqui, enviei-te o mail, uma vez que não respondeste fiquei mais preocupada e mandei um sms ao Luís hoje de manhã que tb não respondeu, como nunca sabemos se estamos a incomodar se o que se passa é algum segredo, não insistimos. Dito isto, fico contente por estares a recuperar, estou em casa ( tirando os dias que planeio sair com a Marta, esses não têem data marcada), quando precisares pede que eu não me importo de ir buscar as miúdas ou de te ajudar no que for preciso. Se tivesses dito no sábado o Luís esteve de banco podias lá ter ido ter com ele, provavelmente teria sido melhor pq ele até se especializou no cancro da mama. Bjs e que continues a melhorar.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra! Obrigada pela visita. Ainda dizem que eu tenho coragem?! Ao pé de ti... Ainda hoje nas minahs conversas falei da força que as pessoas têm quando lhes toca a elas. Nestes 35 dias de radioterapia, nunca vi ninguém desanimar. Beijinhos. Um dia a gente vê-se por aqui, eu acho!

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra!
    Obrigada por teres visitado o meu blog.
    Não sei que género do quimioterapia estás a fazer, mas eu, fiz oito ciclos, quatro antes da cirurgia a quatro após a cirurgia, e estes últimos foi com taxol, que logo no primeiro tratamento fiz uma alergia que fiquei parecia um bicho, toda cheia de eritema e que dava uma coceira que nem quero lembrar, tive que tomar uma dose forte de cortizona, e isso, efectou-me de tal maneira que o braço ficou com um ligeiro linfedema e mesmo com 4 meses de fisioterapia não resolveu, por isso muito cuidado!..
    Após isso, os restantes três tratamentos foram com docetaxol que é da família, e presumo que seja o que estás a fazer, mas foram muito agressivos especialmente para as unhas que me caíram, tanto as das mãos como as dos pés, mas já estão quase normais. Mulheres fortes superam tudo, e eu sei que daqui a algum tempo recordas este período como um vendaval que se abateu sobre ti mas que passou!...
    Hoje tive consulta de oncologia no IPO do Porto e está tudo bem, volto ,lá para reforço da medicação em Dezembro.
    Continuação de boa recuperação. Força!
    Beijinhos
    Isabel Alegria

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra,
    Estás quase a ver-te livre dessa quimio.
    Eu também sofri esses efeitos na garganta, não foi fácil mas já passou! Contigo também vai passar rápido vais ver.
    FORÇA, e tuda a correr bem contigo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O meu irmão também fica meio "afectado", costuma ficam imensamente cansado, fica com aftas na boca, os pelos caem-lhe, fica com dores musculares... mas depois passam... e fica tudo bem... Quando está tudo bem ele regressa ao hospital para mais uma sessão! :(
    Mas... tem de ser... tudo faremos para vencer esses bichos horrendos! :(
    Bjins

    ResponderEliminar
  6. Olá, Sandra.
    Li sua mensagem no meu blog, obrigada.
    Desejo que esteja bem, que tudo passe rápido!
    Nos últimos dias andei sentindo uma coceira no corpo, mas não foi adiante, ainda bem!
    Na quinta-feira farei a 5ª quimio, desta vez estou ansiosa, quero logo fazer.
    Não desista! Força!
    Um beijo carinhoso,
    Maisa

    ResponderEliminar
  7. Olá Sandra,
    hoje andei a visitar todos os cantinhos...e como não podia deixar de ser passei pelo teu!
    Espero que estejas melhor!Muita força!
    Beijinhos cheios de luz!

    ResponderEliminar
  8. Vá lá já falta pouco, sei bem o que estás a passar, mas é temporário.

    Muita foerça e muitas beijocas.

    ResponderEliminar
  9. Olá Sandra. Estes ultimos tratamentos são mesmo assim. Eu também tive muitas dores e a recuperação era mais lenta.
    Logo tudo isso vai passar, já só falta mais um. Claro que vais estar óptima para fazer o último, depois é só recuperar e tudo vai correr bem. Tens de ter cuidado e descansares mais, ficamos com muito poucas forças.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  10. Sandra,
    o comentário da Cinda é muito verdadeiro, a minha quarta quimio me deixou bem mais cansada e baixou bastante minha imunidade. Ontem não pude fazer o quinto ciclo pois os leucócitos, neutrófilos,plaquetas, hemoglobina e glóbulos vermelhos estavam abaixo do limite, mas nada grave que necessitasse de internação. O médico marcou para a próxima segunda e espero estar bem até lá.
    Por outro lado, esses adiamentos me fazem feliz, pois significam mais dias de vida "normal".
    Força pra vc.
    Beijo,
    Maisa

    ResponderEliminar
  11. Olá todas, obrigada pelo apoio:)
    Hoje já só tenho uma leve alteração no paladar. O meu mal é não saber o que esperar, não gosto nada de surpresas!
    Nunca tinha tido a maioria destes efeitos e isso complicou comigo, principalmente porque alguns começaram a aparecer uma semana depois!
    Mas já passaram e só espero que o sangue também esteja bem na próxima 5ª!
    Jokas e tudo de bom para vocês!
    Sandra

    ResponderEliminar
  12. Está quase Gatapina!!!
    Coragem falta pouco estás quase como eu é só um bocadinho assim!!!!
    As melhoras!!!
    Bjokas
    Lina

    ResponderEliminar