Desenvolvido implante que funciona como vacina contra tumores cancerígenos

Mais um passo para a cura.
Noticia in Ciência Hoje:

Desenvolvido implante que funciona como vacina contra tumores cancerígenos

Uma equipa de investigadores dos Estados Unidos conseguiu criar um implante que age como uma espécie de vacina para elimina tumores cancerígenos. O estudo feito em ratinhos é agora apresentado na revista «Science Translational Medicine».

A técnica pode ter vantagens na quimioterapia e na cirurgia, aplicada em combinação com outros tratamentos. Os cientistas da Universidade de Harvard e do Dana-Farber Cancer Institute acreditam que o procedimento que activa o sistema imunológico nos ratinhos pode também vir a ser utilizado em outros mamíferos.

A técnica consiste em implantar sob a pele pequenos discos plásticos impregnados com antigénios específicos que reprogramam o sistema imunológico para atacar os tumores.

David Mooney, professor de Bioengenharia na Universidade de Harvard, e um dos autores do estudo, acredita que foi dado um grande passo “no desenvolvimento de vacinas efectivas contra o cancro”.

Segundo o estudo, este procedimento consegue condicionar e dirigir o sistema imunológico para lutar contra os tumores. Parece também ser mais efectivo e complexo do que outras vacinas actualmente aplicadas em testes clínicos.

Imunizações convencionais

As imunizações convencionais extraem as células imunológicas e reprogramam-nas para que ataquem os tecidos malignos. No entanto, segundo os cientistas, mais de 90 por cento destas células morrem antes de fazerem efeito.

As células deste novo estudo entram pelos poros do implante, onde ficam expostas aos antigénios específicos do tumor. As dendríticas dirigem as células T (um tipo de linfócitos) do sistema para localizar e matar os tumores.

“Inseridos em qualquer ponto da pele, os implantes activam uma resposta imunológica que mata as células tumorais”, explicou Mooney.

Artigo: In Situ Regulation of DC Subsets and T Cells Mediates Tumor Regression in Mice

Comentários

  1. Olá Sandra vamos aguardar por esses discos e que Deus ilumine a cabeça dos cientistas para que venha a cura rápido, isto cada vez há mais casos...parece não se ouvir outra coisa!

    Beijokas e bom fds

    ResponderEliminar
  2. A Ciência há-de dar a volta a isto. Não tenho dúvida. Basta pensar na milagrosa penicilina, a mãe de todos os antibióticos! Tudo virá a seu tempo. Beijocas e obrigada pela esperança!

    ResponderEliminar
  3. Oi SANDRA.

    Bom fim de semana.

    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Sandra, obrigada pela partilha deste artigo. É sempre tão bom ver que há quem esteja a trabalhar nisto e que um dia tudo se há-de resolver.

    E que nós cá estejamos todas para ver e beneficiar de novos medicamentos.
    Beijinhos,
    TeresaP

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra.
    Deus queira que isso aconteça o mais depressa possível.
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade