sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Eu, o tamoxifeno e o zoladex

Como vi que a TeresaP anda com muitas  dúvidas sobre o tratamento hormonal, resolvi partilhar aqui as minhas aventuras e desventuras com esses comprimidos e injecções.

Como o meu cancro é hormono-dependente de estrógeneos e progesterona assim que terminei a quimio comecei o tamoxifeno, se tudo correr bem vou tomar durante 5 anos. (A minha mãe não se deu bem por causa do endometrio e ao fim de 2 anos foi operada e mudou para outro).

A mim, nos primeiros 6 meses não me deve ter estado a fazer nada (nem mal nem bem), pois o periodo foi aparecendo e a ecografia pélvica e as análises hormonais estavam boas (para uma pessoa normal, não para quem deveria estar em fase de pré-menopausa). Por isso tive que começar a tomar a injecção (zoladex e foi logo durante a consulta, nem deu para stressar), essa sim fez logo com que parasse o período.
A ecografia que fiz um ano depois do inicio do tamoxifeno já acusou aumento do endometrio mas a ginecologista considera que ainda não é um aumento que obrigue a operação imediata, vou esperar pela nova eco em Março para ver se estabilizou.

Se for operada deixo de tomar o zoladex, mas o tamoxifeno continua, pois os estrógeneos não estão apenas nos ovários, estão também na gordura corporal. Por essa e todas as outras razões é que nos pedem para perder peso. Eu já consegui perder 3kg (dois 6kg que aumentei desde set2008), é dificil por causa do tamoxifeno (é um dos possiveis efeitos secundários), porque só tenho um lbulo da tiroide e tenho hipotiroidismo e porque me agarro ao doces para afogar mágoas.

Se não for preciso ser operada, tenho que fazer a injecção até entrar na menopausa natural, segundo o enfermeiro regula-se mais ou menos pela idade com que a mãe ou irmãs mais velhas entram. A minha mãe deve ter entrado por volta dos 52 (ela queixava-se muito dos afrontamentos nessa altura) . Se for esse o caso vou ter de continuar durante mais uns 13 anos!!!!!!!!
Mas eu não tenho problemas em levar a injecção, ainda ontem lá fui e é chegar e andar, entro logo para o gabinete, mostro a barriguinha, spray e já está, tudo em menos de um minuto.
Aqui até é bom ter um pouquinho de banha, pois têm muito espaço onde aplicar.


Efeitos secundários do tamoxifeno e zoladex até agora:
  • já me baixaram os níveis hormonais, nunca mais apareceu o período (desde abril2009), se estiverem a actuar como o pretendido não posso engravidar (também tem a parte boa de não ser necessária contracepção), segundo a eco os meus ovários estão inactivos.
  • Faz-me secura vaginal, o que aumenta a propensão as infecções ginecológicas (já tive 3)  uso um hidratante quando me lembro, e por vezes tenho que usar lubrificante nas relações (já não dá para rapidinhas espontâneas como dantes).
  • Tive aquelas dores osseas , que podem estar relacionadas ou não.
  • Tenho um nódulo de gordura no fígado que aumentou quase para o triplo do tamanho, também efeito secundário do tamoxifeno.
  • Nunca tive afrontamentos e afins, não perdi a libido (no outro dia ouvi que os homens dos quarentas saiem com mulheres mais novas, pois as mulheres na menopausa já não têm interesse, enfim isso dava para outro post).












11 comentários:

  1. Corajoso este post! Boa, Sandra!! Tu és uma miúda bem gira: por dentro (normalmente não gostamos muito desta apreciação... lol) e por fora. Gira mesmo! Não é um comprimidinho que te vai arrasar.
    A sério: a menopausa é uma chatice, mas com ou sem remédios para precipitar é uma realidade a enfrenter. Não sou nada romântica nestas coisas. Aceito só porque é incontornável. Mas isso já me ajuda. Manter muita actividade deve ser o segredo do sucesso. Eu faço por isso. Jinhossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Um beijinho, Sandra...
    Eu cá acho que as mulheres nunca perdem o interesse e até se tornam bem mais interessantes à medida que envelhecem... (Posso ver isso pela minha mãe)
    A questão é que nós somos bem mais complexas, um poço com muitos segredos e com muitas ponderações...
    E os homens coitaditos, às vezes não chegam lá... ;) Põem-se a sair com as tais mais novas e não sabem o que perdem!! (claro que isto não se aplica a todos, felizmente!;))
    Um beijinho com carinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra
    que matéria boa para nos elucidar, eu tomo o Tamoxifeno faz uns 2 meses, menopausa já entrei faz tempo já não tenho utero há 4 anos mas ainda me restam os ovários, na proxima consulta com a oncologista vou falar de algumas dores que tenho sentido na barriga, vou pedir para marcar ginecologista, quero saber se estas dores têm alguma coisa a ver com o comprimido, tenho sentido ultimamente muita dor durante as relações , mesmo com lubrificante, acho que não é normal.
    Obrigado pelo post,é bom estes esclarecimentos para quem ainda não passou por isso ou para quem está a passar e não sabe o porquê.

    beijocas
    ..

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra.

    Vai correr tudo bem.

    Bom fim de semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sandra, muito obrigada pelo teu esclarecimento. É esse zoladex que vou fazer, embora o comprimido já não seja o tamoxifeno (esse já fiz e não resultou, vou passar a outro, mas agora não sei o nome.
    Afinal, não fiz hoje a injecção, vai ser na quarta-feira e a tua descrição deixou-me mais aliviada. Até porque banha na barriga não me falta :-)))
    Beijinhos e, mais vez, obrigada pela ajuda, foste uma querida.
    TeresaP

    ResponderEliminar
  6. folgo em saber que está tudo bem. Desculpa o mail que te enviei, mas é do coração, já sabes que me preocupo e que detesto mentiras. Já agora a Janine tem muita razão. Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Márcia diz:
    Bom dia Sandra,um bom final de semana à voce!
    Obrigado por este post,para sabermos um pouco mais sobre essas medicações.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Madalena

    Obrigada pelo comentário:) Quanto ao elogio, eu sou mais como os bombons, doce por dentro por fora hehehe Mas acho que é daqueles com picante!

    Janine

    Como tudo na vida, temos que nos esforçar para conseguir algo. É só mais uma etapa a vencer. E se for ao lado de quem nos ama é uma maravilha:)


    Maguie

    Acho que fazes bem em falar com oncologista, de certeza que a ginecologista de vai ajudar.
    A minha é super porreira e anda sempre a inventar coisas para mim:)



    Teresa

    Estou sempre à disposição:)



    Márcia

    Se ajudar nem que seja uma pessoa já fico satisfeita.


    Natália, Xequim

    Obrigada pelo voto de bom fim-de-semana.
    Foi uma correria:)Só hoje é que deu para passar por cá.


    Justme

    Não te respondi na hora porque andei num corropio.



    jokas para todos

    ResponderEliminar
  9. Um beijinho muito grande, Sandra...
    O amor é das melhores coisas da vida... e o resto é paisagem... Um beijinho ;) e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Olá.

    Vim deixar aqui no seu "caderno" o desejo de boa semana.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar