Colômbia: Ingrid Betancourt e três réféns americanos libertados pelo Exército

in Público

Finalmente conseguiram libertar Ingrid Betancourt! Parece incrível, mas esteve prisioneira 6 anos e só lá foram com diplomacias...

Ingrid Betancourt e três reféns norte-americanos há vários anos em poder da guerrilha das FARC foram libertados pelo Exército colombiano, anunciou o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos. O responsável revelou que outros 11 militares foram também libertados nesta operação.

O ministro adiantou que o estado de saúde dos antigos reféns é considerado "razoável" tendo em conta os anos passados em cativeiro, em situações adversas na selva tropical.

Betancourt, que detém dupla nacionalidade francesa e colombiana, foi sequestrada em Fevereiro de 2002, quando fazia campanha para as presidenciais que viriam a ser ganhas pelo actual Presidente Álvaro Uribe.

Desde então foram feitas várias tentativas para conseguir a sua libertação, a última das quais promovida, no início deste ano, pelo Presidente venezuelano, Hugo Chávez. Mas os contactos com a Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) tornaram-se mais difíceis depois de o “número dois” da guerrilha ter sido abatido numa operação do Exército colombiano no Equador, em Março passado.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade