quarta-feira, 2 de julho de 2008

Colômbia: Ingrid Betancourt e três réféns americanos libertados pelo Exército

in Público

Finalmente conseguiram libertar Ingrid Betancourt! Parece incrível, mas esteve prisioneira 6 anos e só lá foram com diplomacias...

Ingrid Betancourt e três reféns norte-americanos há vários anos em poder da guerrilha das FARC foram libertados pelo Exército colombiano, anunciou o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos. O responsável revelou que outros 11 militares foram também libertados nesta operação.

O ministro adiantou que o estado de saúde dos antigos reféns é considerado "razoável" tendo em conta os anos passados em cativeiro, em situações adversas na selva tropical.

Betancourt, que detém dupla nacionalidade francesa e colombiana, foi sequestrada em Fevereiro de 2002, quando fazia campanha para as presidenciais que viriam a ser ganhas pelo actual Presidente Álvaro Uribe.

Desde então foram feitas várias tentativas para conseguir a sua libertação, a última das quais promovida, no início deste ano, pelo Presidente venezuelano, Hugo Chávez. Mas os contactos com a Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) tornaram-se mais difíceis depois de o “número dois” da guerrilha ter sido abatido numa operação do Exército colombiano no Equador, em Março passado.

1 comentário: