Exercício físico evita o cancro da mama



In Expresso

As mulheres que na menopausa praticam mais de sete horas semanais de exercício moderado a vigoroso têm um risco reduzido em cerca de 16% de virem a sofrer de cancro da mama, segundo os resultados de uma investigação liderada pelo Instituto Nacional do Cancro , de Bethesda, Maryland, Estados Unidos.

Este estudo, divulgado no Bio Med Central Cancer Journal, é um dos primeiros a ter em atenção a importância das variações da intensidade de exercício praticado em cada fase da vida. Os estudos anteriores não faziam esta distinção considerando a prática de exercício em si mesma.

Esta investigação conclui que se a inactividade pós-menopausa não ajuda a evitar os riscos do cancro da mama, também não está estabelecida a relação entre o exercício que se fez ao longo da vida, antes de se atingir esta fase, e o cancro da mama.

Os trabalhos conduzidos pela especialista Tricia Peters, do referido Instituto Nacional do Cancro, envolveram mais de 110 mil mulheres na pós-menopausa às quais foi pedido que definissem o seu nível de actividade física nas idades compreendidas nos seguintes intervalos: 15-18, 19-29, 35-39 e nos últimos dez anos.

Estas mulheres foram monitorizadas nos seis anos e meio seguintes e os investigadores concluíram que aquelas que haviam praticado mais de sete horas semanais de exercício moderado a vigoroso apresentavam menos 16% de probabilidades de desenvolverem cancro da mama do que aquelas que tiveram um comportamento pautado pela inactividade.

Além dos trabalhos domésticos pesados e da jardinagem intensiva, andar de bicicleta, jogar ténis, praticar aeróbica ou fazer "jogging" são algumas das actividades consideradas eficazes neste contexto, o mesmo já não se passando com o caminhar devagar, pescar ou jogar bowling.

Segundo Tricia Peters, estas descobertas ajudam a perceber os "mecanismos da relação entre a actividade física e o cancro da mama. Com o cancro da mama ainda a ceifar tantas vidas, toda a informação que se consiga obter e que leve a potenciais medidas preventivas é vital".

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra!!!! 'bora lá fazer montes de ginástica.... Ai, Sandra, eu sou uma preguiçosa! beijinhos e obrigada pelo "Serviço Público".

    ResponderEliminar
  3. Sandra
    Bora lá fazer ginástica,vai andando que eu vou já lá ter.
    Se os trabalhos domésticos pesados ajudassem,eu estava rija que nem um pero,de qualquer maneira obrigado pela informação.

    Beijinhos bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Sandra
    Que esta semana que hoje começa te traga tudo o que desejares

    beijinhos para ti, para o marido,e para as Pulguinhas

    ResponderEliminar
  5. Boa semana para todos!
    Eu bem estou a precisar de exercicio fisico, o meu figado está-se a queixar:(
    Dia 29 vou fazer uma RMN.
    Tenho que começar a fazer dieta:(
    jokas

    ResponderEliminar
  6. Sandra vai lá ver como está o menino que deste explicações,está no fim

    ResponderEliminar
  7. Me uno a ese homenaje al día mundial del cáncer de maam. Todos somos mujeres, todos somos hombres, todos estamos en esta guerra.

    Besos infinitos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade