domingo, 6 de junho de 2010

Vacina contra o cancro da mama testada com sucesso em ratos


Cientistas americanos dizem ter desenvolvido uma vacina que impediu o desenvolvimento do cancro da mama em ratos. Os investigadores avançam agora com os testes em seres humanos.

Cândida Santos Silva (www.expresso.pt)
8:33 Domingo, 6 de Junho de 2010



O imunologista que chefiou a equipa, Vicent Tuohy, do Cleveland Clinic Learner Research Institute, disse que a vacina actua numa proteína encontrada na maioria dos tumores da mama. E por isso acredita que esta vacina poderá um dia ser usada para prevenir o cancro da mama em mulheres adultas da mesma forma que outras vacinas vêm impedindo muitas doenças na infância.
Se a vacina funcionar nos humanos da mesma forma que tem funcionado nos ratos, o avanço científico será enorme.
Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Nature Medicine. Neste estudo, os ratos escolhidos tinham grande probabilidade genética de desenvolver cancro na mama e por isso foram vacinados.
Metade dos ratos recebeu vacinas contendo a droga a-lactalbumina, a outra metade foi vacinada com uma droga que não continha a substância. Nenhum dos animais vacinados com a-lactalbumina desenvolveu cancro. Todos os outros ratos apresentaram a doença.

3 comentários:

  1. Uma boa notícia, que é esparada há anos. Esperemos que os resultados em humanos sejam igualmente bons.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga,

    haja boas notícias!!

    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!!
    que excelente noticia!!! venha ela...
    beijinhos
    ..

    ResponderEliminar