Manga e o cancro da mama

Andava eu à procura de uma receitinha de mousse de manga e descobri este artigo:

Estudo realizado com polifenois da fruta indica que substância é capaz de impedir o ciclo celular das células cancerosas

Foto: Divulgação
Imagem de mangas dentro de caixote de feira
Imagem de mangas dentro de caixote de feira
 
Um novo estudo realizado por cientistas do Centro AgriLife de Pesquisa de Alimentos do Texas, que analisou as cinco variedades mais comuns de manga encontradas nos Estados Unidos, descobriu que a fruta previne ou impede certas células de câncer de cólon e de mama em laboratório.
"Se você olhar para o que atualmente se percebe como um superalimento, as pessoas pensam em elevada capacidade antioxidante, e a manga não possui muito esta capacidade em comparação com outras frutas", disse Suzanne Talcott, que com seu marido, Steve Talcott, conduziu o estudo em células cancerosas.
A equipe verificou a ação da manga contra as células de câncer, e observou que ela é capaz de impedir ou de interromper o crescimento do câncer de mama e de cólon em algumas linhas celulares. "Ela tem cerca de quatro a cinco vezes menos capacidade antioxidante do que a uva, e ainda assim, mantém-se bastante ativa contra o câncer. Se você olhar para ela do ponto de vista fisiológico e nutricional ela estaria bem colocada no ranking dos super-alimentos. Seria bom incluir mangas como parte da dieta regular", concluiu Suzanne.
Os pesquisadores testaram os extratos de polifenois da manga in vitro contra o câncer de cólon, de mama, de pulmão, leucemia e câncer de próstata. Os polifenois são substâncias naturais de plantas e estão associados com uma variedade de compostos conhecidos por promover a boa saúde. A manga apresentou algum impacto no pulmão, leucemia e câncer de próstata, mas foi mais eficaz na mama e contra o câncer de cólon.
"O que descobrimos é que nem todas as linhas de células são sensíveis a mesma medida a um agente anticancerígeno. Mas as linhas de mama e câncer de cólon tiveram morte celular programada. Além disso, descobrimos que quando nós testamos as células normais do cólon lado a lado com as células do câncer do cólon descobrimos que os polifenois da manga não prejudicaram as células normais", explicou Suzanne.
" O estudo constatou que o ciclo celular, que é a divisão de células, foi interrompido. Esta informação é fundamental, pois indica um possível mecanismo de como as células cancerosas são impedidas ou paradas. No caso de células que podem estar à beira de sofrerem mutação ou serem danificadas, os polifenois da manga evitam esse tipo de dano", concluiu a pesquisadora.
Fonte: Isaude.net

Comentários

  1. Que boa noticia
    Deus queira que seja mesmo assim,adoro manga.
    Beijinhos Sandra e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Querida Sandra, eu como tantas uvas e tantas mangas. Tenho uma necessidade enorme de fruta. Se fosse por aí... Quase ia sendo tua colega de Mega! Não me decidi por muitas razões, uma delas é aqui não precisar de carro para ir para a escola. Não preciso, mas vou, claro! Beijinhos muitos

    ResponderEliminar
  3. Oi meninas
    Também adoro manga. Adoro aqueles pudins de manga dos japoneses:)

    Madalena, nem fales em megas, que grande confusão! Já me estou a ver daqui a 2 ou 3 anos a andar a saltar entre as duas escolas para dar mat de básico num lado e macs de secundário no outro.

    jokas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade