Cancro da mama mais agressivo e mortal em pacientes com obesidade

Pacientes com cancro da mama que são obesos ou têm excesso de peso correm mais riscos de serem confrontados com uma versão mais agressiva e mortal da doença cancerígena. Esta é a conclusão de um estudo publicado no jornal “Clinical Cancer Research”.

Neste trabalho, os investigadores acompanharam 606 mulheres com cancro da mama, em que a doença já se tinha estendido a outras partes do corpo. Detectaram cancro inflamatório, um tipo mais grave de cancro da mama, em 45 por cento das pacientes que também sofriam de obesidade, 30 por cento em doentes com peso a mais e apenas 15 por cento em pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) dentro dos limites saudáveis.

“Quanto mais obeso é o paciente, mais agressiva é a doença. Estamos a aprender que o tecido gordo pode aumentar a inflamação que leva a uma doença mais agressiva”, afirmou à Reuters Massimo Cristofanilli, cientista do Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, que liderou o estudo.

Os investigadores também obtiveram outros dados relevantes que sustentam que o IMC pode influenciar a mortalidade em pacientes com cancros da mama. Após cinco anos, estavam vivas 56,8 por cento das mulheres obesas e 56,3 das que pré-obesas, contra uma taxa de 67,4 nas mulheres com IMC regular. Esta diferença reflecte-se também na taxa de sobrevivência após dez anos: 42,7 no primeiro grupo, 41,8 no segundo e 56 no terceiro.

Este não é o primeiro estudo que relaciona o cancro com obesidade ou excesso de peso. Ainda recentemente, outro grupo de cientistas publicou um trabalho na revista “Lancet”, no qual foram analisados 282.137 casos e que permitiu encontrar ligações entre IMC elevados e 20 tipos de cancro, alguns deles menos comuns (ver link em baixo).

Dados do estudo

Título: Prognostic Value of Body Mass Index in Locally Advanced Breast Cancer
Publicação: Clinical Cancer Research 14, 1718-1725, 15 de Março de 2008
Autores: Shaheenah DawoodKristine Broglio, Ana M. González-Angulo, Shu-Wan Kau, Rabiul Islam, Gabriel N. Hortobagyi e Massimo Cristofanilli

- Investigadores encontram ligações entre obesidade e vários cancros

17.03.2008 - 19h08 Reuters, PUBLICO.PT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tou muito constipada

12 anos já cá cantam :)

Devagar até à normalidade